[Dicas] Português - Interpretação e Compreensão de Texto

Quando estiver estudando para um concurso e já souber qual será a banca, então você deverá pegar as provas antigas de outros concursos já realizadas por aquela banca e analisar toda a estrutura de questões de português.


Veja como cada questão é organizada, marque sobre o tema ou assunto que cada questão está abordando.

Por exemplo: A primeira questão é de interpretação de textos, a segunda é sobre pronomes, a terceira é sobre verbos e assim por diante.

Isto servirá de base para você começar a perceber quais são os assuntos mais recorrentes naquela banca. Isso ajuda muito a você entender a dinâmica da prova, ou seja, como a banca pensa e como ela elabora cada questão.

E posso adiantar que em todas as provas você encontrará pelo menos uma questão relacionada à interpretação e compreensão de textos. Perceba que citei as duas pois não sã a mesma coisa. E muitos erram este tipo de questão por não saberem diferenciar na hora do exame. A diferença é pequena mas vale à pena discutirmos sobre ela:

Compreensão de Texto: São questões que estarão cobrando algo que esteja DENTRO do texto. As resposta estarão NO TEXTO. Os enunciados comuns aqui são: Segundo o autor, de acordo com o texto, no texto afirma-se isso, considerando o que foi dito. As respostas das questões que tiverem esses enunciados estarão dentro do texto.

Interpretação de Texto: Aqui você tem questões que não estão apenas relacionadas com o texto, mas com o conceito que vai ALÉM DO TEXTO. Os enunciados para essas questões normalmente são assim: Infere-se, Depreende-se, É possível perceber... do texto, Conclui-se, Uma dedução lógica possível é... . Para uma boa interpretação você terá que perceber todas as ideias dedutíveis de acordo com o texto, ou seja, pela leitura você deverá deduzir a ideia central e outros pontos nas quais o autor quis tocar, mas que não ficou explícito no texto.
>> CUIDADO! Na interpretação você não deve deduzir de acordo com seus conceitos, mas de acordo com o conceito do autor.

Para um melhor entendimento quanto à diferença entre Compreensão e Interpretação, podemos usar o exemplo de um grande iceberg.



Analise a imagem acima. Ela retrata bem as concepções de compreensão e interpretação de texto.
A compreensão está lá, bem à vista no texto. Não é difícil enxergá-la. Seria a parte de cima do iceberg. Algo exposto pra qualquer um ver.

A interpretação de texto seria a parte de baixo. A parte na qual se encontra dentro da água. É a parte maior pois se refere à ideia do autor. O que ele quis dizer e o que você conseguiu inferir ou deduzir. Para achá-la, você não poderá apenas fazer uma leitura superficial. Terá que se aprofundar e descobrir até onde o texto toca no mundo das ideias.

Então, lembre-se:

Compreensão: NO TEXTO.

Interpretação: ALÉM DO TEXTO.


Artigos Recomendados

Próximo
« Prev Post
Primeiro