[Concurso INSS - CURSO] Ética - Aula 1: Diferença entre ética e moral

Esta é nossa primeira aula de ética, e antes de qualquer coisa, iniciaremos nosso curso de ética no serviço público falando da diferença entre ética e moral.  Sei que pode parecer chato, pois a maioria dos cursos de ética iniciam
falando desse assunto. Mas acredite, várias questões dessa matéria cobram o entendimento do conceito dessas duas palavras.



relação entre ética e moral


Origem da palavra ética: vem do grego ethos. 
Origem da palavra moral: tradução do ethos para o latim mos. 

Significado de ethos: caráter ou modo de ser.

Significado de mos: costume.

Existem dois sentidos relacionados a palavra ethos.

primeiro indica a intenção do sujeito moral, ou seja, indica a interioridade do ato humano como um resultado de suas ações genuínas.

segundo está relacionado ao sentido social, na qual o indivíduo se sujeita aos usos, costumes e regras. Aqui podemos dizer que um hábito é resultado da assimilação social de valores.

O termo mos, que é a tradução latina do termo grego ethos, não tratou da área pessoal da ação do ser humano, se restringindo a tratar somente do sentido comunitário da atitude de valor.

Tanto a ética (ethos = caráter) como moral (mos = costume) indicam a mesma realidade humana construída a partir da relação do homem com a coletividade. E é por isso que é tão difícil distingui-las em nosso dia a dia. No entanto, para a realização de nosso concurso do INSS de 2015, não poderemos considerar as duas palavras como tendo o mesmo significado.

Ética e moral não são a mesma coisa e é por isso que precisamos entender a fundo a diferença entre cada um.



- Diferença entre ética e moral -







Segundo Michaelis, Moderno Dicionário da Língua Portuguesa, ética é o "Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão".

Podemos conceituar ética profissional como sendo as regras fundamentais de uma sociedade que conduzem à harmonia no convívio entre funcionários de uma empresa. É regido por essas regras que um funcionário não se comporta de maneira inadequada dentro do ambiente de trabalho, agredindo seu colega ou se apropriando de utensílios do escritório. Podemos definir a ética profissional como sendo a moral aplicada ao ambiente de trabalho.




- QUADRO RESUMO - 




___________________________________________________________________________





___________________________________________________________________________

Artigos Recomendados

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »